O IBGE em sua última pesquisa anual (2015) revelou que 74% dos brasileiros nunca compraram pela internet. Dentre os motivos citados pelos entrevistados, um dos principais é o receio de comprar pela falta de contato com o produto, o que gera dúvidas quanto às medidas, cor e textura.

Uma alternativa para solucionar esse problema são os provadores online.  O contato com o produto facilita a decisão de compra, evitando trocas, arrependimento e abandono de carrinho. É necessário criar um serviço diferenciado de acordo com o segmento atendido em sua loja virtual.

Existem diversas plataformas que proporcionam a experiência virtual do item. Um bom exemplo é a loja de óculos Livo, que através da captação da imagem por meio da câmera do aparelho eletrônico mostra como o produto se adequará ao rosto do cliente.

 livo 2

Outro caso de sucesso é o da Dafiti. A marca criou o dafitiME, um provador que permite experimentar as roupas. O consumidor cria um personagem com as próprias medidas, cor de pele e cabelos, e assim, quando escolher os itens desejados no catálogo, o aplicativo é capaz de representar como estarão vestidas no corpo.

 dafiti

Esses recursos de interação com o público aumenta a confiança em relação às compras, a marca ganha em vendas e fidelização do consumidor.