106

Está prevista na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas a facilitação do acesso ao mercado, inclusive quanto à preferência nas aquisições de bens e serviços pelo poder público. Na prática, essa orientação estimula a parceria entre pequenos negócios e prefeituras.

Se bem usado, o poder de compra do município pode fortalecer o mercado interno da cidade. Concentrando o orçamento municipal em compras no próprio município, cria-se um ciclo virtuoso de desenvolvimento local: mais empresas rentáveis, aumento no número de postos de trabalho e na arrecadação de impostos, maior volume da receita pública e, finalmente, a melhoria dos serviços sociais para a comunidade.

Ao mesmo tempo, se os empreendedores tiverem maior conhecimento das necessidades de contratação do município, poderão oferecer produtos e serviços mais apropriados às exigências e recomendações da lei, aumentando as chances de serem selecionados. Indo além, o empreendedor com visão inovadora poderá oferecer produtos e serviços alinhados às tendências mundiais de sustentabilidade, buscando cada vez mais o uso racional de recursos, o manejo adequado de matérias-primas, o cuidado na contratação de fornecedores e até mesmo nas relações com suas equipes e funcionários.

Quando o município escolhe contratar produtos ou serviços que se preocupam com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável de sua cidade, ele está gerando benefícios que vão além da relação comercial, assegurando também a qualidade de vida das gerações futuras. Quando um empreendedor encontra formas lucrativas de resolver problemas ambientais ou aproveitar recursos da biodiversidade, está criando soluções que têm impactos positivos para toda a sociedade.

Mas nada disso acontece sem acesso ao conhecimento. Esse incentivo às parcerias entre poder público municipal e pequenos empreendimentos locais é novidade tanto para o empreendedor quanto para os gestores.

O Sebrae disponibiliza um caderno em que são apresentadas uma série de dicas e oportunidades para facilitar essas alianças e criar parcerias de sucesso. Além de explicações a respeito das principais leis, você encontrará dados sobre tendências e novidades nesse campo, juntamente com uma série de casos concretos que ilustram como essas ideias se traduzem na prática.

Acesse, conheça e aproveita as oportunidades de Sustentabilidade:

http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Cartilhas/Guia-Pr%C3%A1tico-para-a-Sustentabilidade-nos-Pequenos-Neg%C3%B3cios