ouvindo os clientes

Saber o que os clientes querem receber, suas necessidades e dificuldades são fatores determinantes para as boas relações e para produtividade da empresa. As empresas se encontram em um cenário que fabrica, comercializa e vende produtos, para um outro cenário em que os clientes exigem o tipo de produto e serviço pelo qual estão dispostos a pagar. Se os clientes não conseguem o que buscam da maneira que desejam, vão procurar no concorrente. Cliente satisfeito significa desejos atendidos, algo que parece simples na teoria, mas que é um desafio na prática, pois os clientes podem ser claros ou não com relação ao que desejam.

Uma empresa que tem como prática habitual ouvir seus clientes, também possui maiores possibilidades de evitar erros futuros e fidelizar com mais eficiência. Conhecendo e acompanhando seu consumidor, a organização se habilita a aprimorar a performance no atendimento de seus desejos e necessidades.

O documento: Como identificar as expectativas do cliente, apresentado pelo Sebrae, orienta o empresário a respeito da necessidade de se trabalhar permanentemente ouvindo o que o mercado consumidor de seus produtos tem a dizer.

O instrumento busca orientar o empresário sobre formas de se acompanhar e identificar as expectativas dos clientes.

Ouvir o cliente trata-se de deixar permanentemente abertos os canais de comunicação empresa-cliente-empresa.

Neste instrumento gerencial, conheça as formas de acompanhamento do cliente consumidor que podem ser aplicadas em sua empresa.

Acompanhe mais matérias como essa na seção de marketing do Sebrae Mercados.