AcademiaA busca por um corpo perfeito ou por uma vida mais saudável tem promovido um verdadeiro boom na quantidade de academias no Brasil. Em apenas cinco anos, o setor teve um crescimento de 133%. Em 2007, eram 9,3 mil micro e pequenas empresas atuando nesse ramo, em 2012, esse número pulou para 21,7 mil.

“Há dois fatores para esse aumento no volume de academias. O primeiro deles é a busca por uma melhor qualidade de vida, mais saudável. E o segundo é o aumento de renda. Essa união gerou muitas oportunidades”, destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

A depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. É o que mostram os acessos contabilizados em setembro no portal do Sebrae, que reúne uma seleção de ideias de negócios e ramos nos quais o potencial empreendedor pode investir. Academia de Ginástica foi a ideia mais procurada pelos usuários, com 2.380 visualizações, seguida de Empresa de Alimentos Congelados – 1.637 acessos.

Dicas para montar uma academia:

  • Para se tornar mais competitivo, é importante dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados e avaliar o custo-benefício desses serviços.
  • Investir na qualidade do serviço e tornar o ambiente agradável. Contratar profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente e oferecer comodidades adicionais, a exemplo de estacionamento.
  • Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando eventos e promoções.
  • A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento.
  • É vital participar de feiras e eventos que reúnam expositores do segmento, a fim também de estabelecer contato com novos fornecedores e práticas.
  • Distribuir bem os horários para ampliar o alcance do público.