inovação em eventos

Acidentes e imprevisto acontecem e ninguém está imune a eles durante uma festa, desde os mais básicos até os constrangedores. Uma dor de cabeça repentina ou aqueles sintomas típicos de quem exagera no álcool podem estragar um evento, se não houver remédio à mão. É possível também que um botão da camisa caia e deixe a barriga, desconcertantemente, à mostra. Ou ainda, no caso das mulheres, a necessidade de um absorvente de última hora. Sem falar numa pia de banheiro que pode entupir, taça quebrada na pista de dança ou sobremesa derramada no corredor.

Ao perceber todas essas demandas, a microempresária Cleusa Damaso, de 49 anos, que já trabalha há mais de dez anos com o serviço de copeiras para festas, resolveu inovar no negócio. Ela foi além do trivial, que é manter equipe na manutenção da festa (com limpeza e organização das mesas e ambientes). A Essencial Copeiras de Luxo passou a montar kits de “emergência” para os convidados, o que agregou valor ao serviço e o tornou diferenciado.

Há cerca de seis anos, ela começou a fornecer itens básicos aos banheiros, como analgésicos e antiácidos, linha, agulha e tesoura, absorventes, algodão, balinhas, dentre outros itens, além de manter uma pessoa dentro de cada toalete para auxiliar no uso e distribuição. Cleusa também passou a observar quais outras solicitações eram feitas à sua equipe durante os eventos e, a partir delas, lançou os pacotes personalizáveis.

Eles podem conter a variedade de produtos que o cliente desejar: desodorante, loção de barbear, gel para cabelo, enxaguante bucal, rosquinha para brincos, minialfaiataria, anti- ácidos, analgésicos, secador, chapinha, maquiagem em geral, ligas de cabelo.

Nos pacotes de luxo, também é possível ter uma maquiadora profissional à disposição dos convidados, spa para os pés e costas, com massagens e aparelhos próprios para relaxamento. Há ainda a possibilidade de personalização dos recipientes em que os produtos ficam acondicionados no banheiro, com os nomes ou iniciais dos noivos, o brasão do profissional ou o slogan da empresa.

“Com tantos mimos, o banheiro se torna uma festa à parte do evento”, destaca a jornalista Glória Damaso, irmã de Cleusa e que deixou a profissão há quase quatro anos para se tornar sócia no negócio. Ela acrescenta ainda que, para as famílias com crianças, a Essencial oferece também serviço de babás e monitoras.

Com a inovação dos serviços da Essencial Copeiras de Luxo, os negócios cresceram. O faturamento aumentou cerca de 30% e a empresa faz uma média de oito a dez eventos por mês, principalmente casamentos e festas de debutante, além das formaturas (sazonais). A firma só trabalha com mão de obra freelancer, mas mantém praticamente fixa uma equipe de 40 pessoas, que são recrutadas todos os finais de semana.

Glória ressalta que o primeiro segredo do sucesso é que a forma de atuação foi idealizada a partir das necessidades dos convidados e anfitriões, para oferecer conforto, praticidade e carinho aos clientes, com mais opções de produtos e serviços do que os concorrentes. O investimento em publicidade e a parceria com cerimonialistas também são essenciais. “Nosso trabalho é reverenciado pelos cerimonialistas. Eles sabem da nossa responsabilidade e, por isso, é a nossa principal forma de divulgação. O boca a boca dos convidados também é importante, afinal, quem não quer ir a uma festa que tem todas essas regalias?”, indaga Glória.

Confira mais matérias como essa na seção de “Ideias de Negócios” aqui no Sebrae Mercados.