151

Montar uma fábrica de conservas requer planejamento e atenção para com as exigências e normas, que legislam a manipulação de alimentos. Oportunidades para esse tipo de empreendimento são grandes, bastando observar as prateleiras dos supermercados para constatar a oferta abundante desses produtos.  Hoje, é praticamente impossível cozinhar sem contar com eles.

O setor de alimentação no Brasil tem sido um dos que mais cresce e reflete a ampliação do mercado de consumo, assim como o ciclo virtuoso da economia do país. Além desse aspecto, vale ressaltar a diversidade de legumes e vegetais da agricultura brasileira, com suas cores e aromas encantadores, e que são a matéria-prima das conservas. A procura por alimentos orgânicos em alta também indica boas oportunidades para empreendedores desse segmento alimentício.

De maneira geral, a indústria de alimentos vive em fase de expansão e ampliação de resultados, dados alguns elementos do cenário econômico dos últimos anos. O setor é um dos que mais vêm se beneficiando do crescimento do consumo no Brasil nos últimos anos, em parte decorrente da ascensão das classes D e E.

Mercado

A busca por alimentos orgânicos tem aumentado no Brasil, uma vez que as pessoas buscam cada vez mais investir em qualidade de vida e alimentação saudável. Esta é uma das possibilidades de atuação para uma fábrica de conserva. Além da oportunidade de mercado que a venda de produtos orgânicos em conserva pode representar, a sustentabilidade promovida na produção dos mesmos é fator de valorização dos clientes.

Uma fábrica de conservas pode se instalar em, praticamente, qualquer região do Brasil. O mercado consumidor pode ser identificado, pesquisado e, a partir disso, é possível elaborar estratégias para atender as necessidades e expectativas dos consumidores, conforme o foco de atuação da empresa, considerando região de atuação e linha de produtos.

O mercado consumidor compreende supermercados, distribuidores, lojas de conveniências, restaurantes, cozinhas industriais e também o consumidor final, afinal é possível que a fábrica tenha um espaço para venda dos produtos diretamente aos clientes finais.

Considerando o desenvolvimento crescente da agricultura brasileira, não se percebe difícil identificar fornecedores para a matéria-prima principal, legumes e vegetais. É claro que a pesquisa para identificar fornecedores que atendam os padrões de qualidade exigidos será imprescindível. A análise do mercado fornecedor será determinante para a instalação de uma fábrica de conservas, sendo ideal identificar fornecedores dos legumes e vegetais o mais próximo possível.

Mais informações

Para orientar os interessados em empreender  nesse ramo, o SEBRAE editou a cartilha Fábrica de Conservas, um dos temas da série Ideias de Negócios Sustentáveis, lançado recentemente. O objetivo da publicação é fornecer informações e panorama geral sobre esse tipo de empreendimento e sua potencialidade.

Acesse a cartilha do SEBRAE http://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Cartilha-Manual-ou-Livro/Ideias-de-Negocios-Sustentaveis—Fabrica-de-Conservas