comércio para mulheres

Vender para as mulheres é uma arte que envolve uma boa conversa, atenção exclusiva e atendimento personalizado para que elas se sintam à vontade na loja. Dentro desta arte de sentidos subjetivos, escondem-se algumas técnicas que podem auxiliar os empresários a ter sucesso com o público feminino, tanto em uma loja física quanto em uma virtual.

Segundo uma pesquisa da empresa Sophia Mind de 2011, cinquenta e cinco por cento das mulheres compram alguma peça de roupa mensalmente ou bimestralmente e 22% gastam mais de R$ 200,00 por mês com vestuário. A empresa de pesquisa e inteligência de mercado, que analisou os hábitos de consumo de moda de 2.290 brasileiras, entre 18 e 60 anos, e identificou suas preferências e os fatores que podem ou não influenciar a decisão na hora da compra.

 A maior parte das informações que recebemos em nosso dia a dia vem pelos olhos e, nas mulheres, essa atenção é mais apurada. Assim, as lojas precisam, desde a vitrine até o balcão de pagamento, envolver as mulheres em experiências de sentidos, para que elas se sintam únicas e exclusivas. Em uma loja virtual, a empresa tem que oferecer vídeos tutoriais de roupas, cabelos, maquiagem e a possibilidade de simulações de vestimenta, possibilitando a mesma oportunidade de experimentações que a cliente teria em uma loja física.

A liberdade e a sinceridade com a cliente devem ser prioridade no atendimento. A vendedora precisa ser uma consultora pessoal da consumidora na hora da venda, sugerindo roupas e acessórios. Também é ideal indicar as ocasiões em que a cliente pode usar os produtos”, sugere Camila Bergamaschi, proprietária da Toda Sua, loja de roupas e acessórios femininos de Bauru.

Uma dica pode ser a promoção de desfiles fechados para algumas consumidoras. Pode-se ainda fazer um personal shopping, no qual as mulheres compram em casa, bem mais à vontade e com mais comodidade.

“É preciso aproveitar o gosto da mulher por compras. Além disso, oferecer aquilo que ela procura também ajuda. Tenho o hábito de, quando vou renovar o meu estoque, adquirir produtos que não havia na loja, mas que foram procurados pelas clientes. Quando chegam as novidades, faço questão de ligar para elas e avisar que chegaram as roupas que tanto queriam. As clientes ficam felizes com esta atenção e efetivam a compra”, comenta Camila.

A fidelização começa com o conhecimento do que o seu cliente quer e gosta de comprar, além do relacionamento personalizado, com exclusividade.

Para Camila, o atendimento é fundamental para a fidelização de suas clientes. “Elas voltam para comprar na minha loja porque gostam do meu jeito de lidar na hora da venda. Eu as deixo com liberdade para ver e experimentar o que quiserem”.

A empresária realiza também um trabalho de relacionamento, enviando e-mail marketing periodicamente para o cadastro que possui e atualizando com regularidade o perfil da empresa no Facebook.

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