A valorização do Brasil como potência emergente no cenário econômico mundial é um fato relativamente novo, que vem sendo assimilado pela indústria nacional e transformado em produtos com forte identidade e alta capacidade
competitiva. Os designers da indústria têxtil, alimentícia, de joalheria, calçados e revestimentos cerâmicos, entre outros, já descobriram que a brasilidade é um grande diferencial, ideal não só para conquistar mercados, mas  também para garantir a reserva de produto original do Brasil.

Na indústria de móveis, a brasilidade pode ser expressa por meio dos materiais e das cores presentes na exuberante natureza, ou por meio das formas originais e irreverentes. De qualquer modo, os símbolos da brasilidade são  atributos e cada vez mais valorizados pelo mercado nacional e estrangeiro, e devem ser incorporados ao design de  móveis como meio de diferenciação e geração de negócios.

brasilidade-materiaprima

Um ponto de atenção são os fornecedores, portanto, pesquise quais são as matérias-primas típicas e com larga oferta na sua região. Assim, será possível manter a produção de móveis com brasilidade aplicada sem passar por períodos de pouca oferta de matéria-prima.
Após verificar as aplicações de brasilidade em seus móveis, analise a viabilidade técnica e econômica de inserção de novas matérias-primas na linha de produção.
A definição de materiais é preponderante para o sucesso comercial do produto que será oferecido ao cliente. Então verifique os custos da matéria-prima e obra especializada para lidar com novos materiais.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.