O surgimento de uma tendência decorre da deliberada intenção das pessoas para modificar hábitos que já estão estabelecidos. A ação de mudança é resultado de complexos movimentos socioeconômico, políticos e culturais que influenciam o cotidiano das pessoas.

O verdadeiro desafio contempla a identificação precisa dos reflexos, em termos de novos hábitos de consumo, resultante das frenéticas mudanças por que passa a sociedade.

Para a consecução desse objetivo, foi realizada pesquisa de caráter global que desvendou as mais recentes exigências e tendências dos consumidores de alimentos.

A análise dos dados coletados resultou na definição de cinco categorias de tendências:

1 – Saudabilidade e Bem-estar: Tendência que se origina de fatores como o envelhecimento das populações, as descobertas da ciência que relacionam dietas à prevenção de doenças, bem como ao estilo de vida nas grandes cidades.

2 – Sensorialidade e Prazer: Tendência relacionada principalmente com a melhoria do nível de educação, informação e renda da população, dentre outros fatores.

3 – Conveniência e Praticidade: Tendência motivada pelo ritmo de vida nos centros urbanos e pelas mudanças que ocorreram na estrutura familiar tradicional, estimulando a demanda por produtos que permitam a economia de tempo e reduzam o esforço por parte dos consumidores.

4 – Confiabilidade e Qualidade: Tendência decorrente do maior nível de exigibilidade de clientes, cada vez mais conscientes e informados, que demandam produtos seguros e de qualidade atestada, valorizando a garantia de origem e os selos de qualidade obtidos a partir das boas práticas de fabricação e controle de riscos.

5 – Sustentabilidade e Ética: Tendência que tem motivado o surgimento de consumidores preocupados com o meio ambiente e instigados a contribuir com as causas sociais, apoiando a aquisição de alimentos produzidos em pequenas comunidades agrícolas.

Confira uma análise sobre essas tendências em http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/b1b38cd42b7692b239684f8d451b9282/$File/7124.pdf

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