O Governo brasileiro, em todas suas instâncias, Municipal, Estadual e Federal atua como um dos grandes demandantes de serviço da sociedade. Todos os seus níveis, e também, instituições públicas e autarquias são obrigados a comprarem serviços através de processos licitatórios, transparentes e com regras bem determinadas. Dessa maneira, a participação do empreendedor nesses processos é uma forma de potencializar os lucros e receita.

agencia-de-viagens

Para participar de licitações é necessário se cadastrar na entidade pública que pretende negociar, desse modo a empresa obterá um registro cadastral. A Lei de Licitações estabelece os documentos que devem ser apresentados, de modo a comprovar a habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal. Isso significa que a empresa deve apresentar situação regular, com registro na junta comercial, cadastro na Fazenda (federal, estadual e municipal) com todos os impostos, taxas e encargos devidamente pagos. Caso o empreendedor não esteja marcado como “regular” no SICAF, ele pode apresentar os documentos regularizados no momento que o órgão licitante solicitar. Clique aqui para acessar a cartilha de licitações do Sebrae, com informações detalhadas do processo.

Veja abaixo duas licitações abertas para os empreendedores do setor de turismo:

O Ministério da Defesa, através do Comando do Exército, Comando Militar da Amazônia – 17ª Brigada da Infantaria de Selva, procura MPEs aptas a prover o serviço de agenciamento para emissão, alteração e cancelamento de voos doméstico e internacionais, transporte rodoviário e fluvial para concorrência online. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), está à procura de empresa especializada na área de hotelaria, para fornecimento de hospedagem, alimentação e auditório para a corporação. É importante atentar que o pregão é presencial e ocorrerá no dia 12/05 às 13:30 na Diretoria de Logística e Finanças – DLF, na rua Santos Saraiva, Bairro Estreito, em Florianópolis – Santa Catarina. 

Para lhe ajudar, a saber, quais processos licitatórios estão abertos de acordo com área de interesse, o estado, a modalidade, quantos dias faltam até o pregão e a data de publicação, o SEBRAE desenvolveu uma ferramenta de licitações. Clique aqui e confira!

Para maiores informações sobre como participar de licitações, como aumentar suas chances de ganha-las e continuar recebendo notícias de novas licitações, acesse o Sebrae Mercados – Turismo, ou ligue para 0800 570 0800 e descubra a unidade SEBRAE mais próxima a você e converse com um de nossos especialistas.