Maquete_Centro

Construção Civil puxa crescimento da demanda que, agora, já absorve elementos da realidade aumentada.

A realidade aumentada é a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, que gera a interface com o consumidor em tempo real para visualização e manipulação de objetos reais e virtuais. O sistema, que visa propiciar sensação de realismo e experiência interativa, tem uso abrangente no mercado e está presente também no desenvolvimento de maquetes para o setor de construção civil. Mas essa é apenas uma das funções de uma maquete.

O setor de construção civil é um dos mais aquecidos da economia e a Montagem de Maquetes acompanha essa tendência. Empresários do setor têm revelado que no ano passado, somente no primeiro semestre, viram o número de pedidos de maquetes aumentar entre 30% e 40% – principalmente em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.

Além disso, o grande número de obras públicas e privadas decorrentes dos grandes eventos esportivos nos próximos anos apontam para um significativo aumento na demanda desses serviços, pois quase todas as obras requerem algum tipo de modelagem na sua fase de projeto.

Mesmo quando não são interativas, elas representam importantes instrumentos para arquitetos e paisagistas no desenvolvimento dos projetos, uma vez que facilitam a visualização dos desenhos. Já para quem vai comprar um imóvel, as maquetes servem também de segurança legal, facilitando a compreensão do projeto de arquitetura. Daí a importância de que representem fielmente o que está no projeto a ser comercializado.

Do ponto de vista tecnológico, a tendência nesse negócio é a utilização cada vez maior de recursos eletrônicos e multimídia, com simulação e impressão em 3 dimensões, e a capacidade de vivência (realidade virtual) do empreendimento, ainda que na sua fase de projeto.

As maquetes com realidade aumentada reproduzem de situações do cotidiano. Em um condomínio residencial, por exemplo, elas dão uma noção das experiências que aquele empreendimento pode propiciar ao comprador.

Assim, é possível conduzir carros por meio de controle remoto, ligar uma miniatura de TV, iluminar todo o empreendimento clicando em uma tela touch screen, acionar elevação automática de tetos e dispositivos de água. Tudo isso, agregando elementos de paisagismo que contribuem para uma perspectiva mais humana do empreendimento.

Porém, a utilização desses recursos requer conhecimento específico e pessoal qualificado, com capacidade de atender tanto técnica como comercialmente ao exigente público do mercado imobiliário.

De acordo com empresários do setor, como o mercado imobiliário ficou mais competitivo, construtoras e incorporadoras estão pesquisando mais antes de escolher fornecedores. Quem quiser ganhar espaço no mercado deve investir em qualidade e oferecer os melhores prazos e preços. Por isso, empreender no setor exigirá também a visão do fator “pessoas” como ponto crítico do negócio.

Dicas de especialista para empreender no setor

 

  • Aproveite a demanda da Copa do Mundo FIFA 2014, os Jogos Olímpicos 2016 e o aquecimento da economia.

 

  • O serviço de Montagem de Maquetes precisa atender tanto aos requisitos funcionais, ou seja, as necessidades dos clientes que constam do projeto, como aos decorativos, ou estéticos, que dizem respeito à obra finalizada. Como a Maquete é uma ferramenta para acompanhar o desenvolvimento do projeto, é fundamental que sua elaboração e execução seja uma copia fiel do projeto, em escala reduzida.

 

  • Para atender aos requisitos funcionais, a qualidade do material e sua aplicação é essencial. Siga corretamente as normas, especificações e orientações dos fornecedores e dos clientes.

 

  • Para os requisitos decorativos que realçam e valorizam o projeto arquitetônico, a execução da Maquete deve ser cuidadosa, com atenção nos detalhes, atendendo em todos os quesitos o projeto elaborado.

 

  • Seja criterioso e tenha muito cuidado ao elaborar os orçamentos, seja realista e mostre ao cliente todos os componentes de custo da obra, isso evita desgastes e dissabores.

 

  • Pontualidade, cumprimento dos prazos estabelecidos e limpeza do local de trabalho, são algumas das maiores preocupações dos clientes, e o não cumprimento, o alvo das maiores reclamações.

 

  • É muito importante ficar atento aos direitos do consumidor, sua legislação específica e as obrigações legais que todo prestador de serviço tem perante seu cliente.

 

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