O segmento de minimercados e mercearias tem apresentado crescimento superior ao de super e hipermercados, devido a fatores como:

  • Características do negócio, como atendimento personalizado e localização próxima ao cliente.
  • Aspectos econômicos, em que consumidor não precisa mais comprar em grandes volumes para aproveitar os preços – algo comum em tempos de alta variação da inflação.
  • Comportamento do consumidor, que busca praticidade e conveniência ao optar por comprar nos minimercados, evitando procurar produtos em corredores e enfrentar filas.
  • Trata-se de um mercado que tem apresentado crescimento por conta desses fatores e que se configura como oportunidade, em acordo com as tendências de mercado.

Sendo assim, o Sebrae/SC desenvolveu relatório que informações sobre minimercados, mercearias e o perfil do consumidor. Também mostra desafios relacionados à concorrência com grandes redes de supermercados e estratégias que podem ser adotadas por esses comércios de vizinhança. Além disso, apresenta as principais tendências para minimercados e mercearias, aborda a importância do associativismo e recomenda ações.

Confira aqui!

Relat - minimercados