Pesca_Capa

A produção de peixes com vistas à comercialização no mercado local ou mesmo para ser distribuída a outras regiões brasileiras é uma oportunidade para os pequenos agricultores do País.

Atualmente, o cultivo de peixes no Brasil é realizado principalmente em pequenos empreendimentos que podem planejar distribuir seus produtos, por exemplo, para o setor gastronômico.

Com o aumento no fluxo de pessoas no País durante a Copa do Mundo FIFA 2014, principalmente nas cidades-sede e nas rotas turísticas relacionadas, a demanda por pescados vai aumentar,  proporcionando uma excelente oportunidade para inserção produtiva em restaurantes, bares, hotéis e pousadas.

Com a possibilidade de aumento na demanda por pescados, as empresas de menor porte que atuam nessa cadeia produtiva deverão se associar para aumentar sua capacidade produtiva e buscar formas de atender a este mercado, mantendo o padrão de qualidade e sanidade necessária.

Transformar a oportunidade do cultivo de peixes em um negócio com potencial para atuar competitivamente no mercado, exige que o pequeno agricultor troque práticas artesanais e rudimentares por modernização e desenvolvimento tecnológico. Os estudos de especialistas indicam que ainda são recorrentes problemas de manejo, de gestão inadequada da atividade e de falta de qualificação da mão de obra que prejudicam a competitividade desses agricultores.

Mas além do processo de produção, é importante também conhecer o funcionamento do mercado e oportunidades que possam melhorar o negócio. Esses aspectos do negócio fazem parte da publicação do Sebrae Ideias de Negócios para 2014 – Piscicultura –  no qual são apresentados conceitos e informações relativas a processo produtivo, mercado, marketing e vendas, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, necessidade de pessoal, custos e capital de giro, fonte de recursos, planejamento financeiro, legislação, cursos, eventos e sites com informações de interesse do empreendedor. Para ter acesso à publicação, clique no título Ideias de Negócios para 2014 – Piscicultura.

As informações contidas no material fazem parte de pesquisas e entrevistas com especialistas e empreendedores, para oferecer uma visão estratégica da atividade de Piscicultura (Criação de Peixes).

Pesca_Barra

 

 

Visite também a página do Sebrae Aquicultura e Pesca

Leia Cooperar par Competir, clicando aqui.