A moda se faz presente para suprir a necessidade da sociedade em se diferenciar e criar identidade própria. Na incumbência de suprir tais necessidades, acaba por fazer do que era diferencial, algo homogeneizado, desejo massificado. Neste contexto, o artesanato, por suas peculiaridades em produções de peças únicas e feitas à mão, faz cada vez mais parte de um mercado fornecedor de  distinção aos seus usuários.
Parceria entre Artesanato e Moda
O artesanato pode colaborar com a moda das seguintes maneiras:

  • A partir das tendências ditadas a cada estação pela indústria da moda, o artesanato pode ser direcionado a partir do tipo de matéria-prima mais valorizado, cores, acessórios, entre outros detalhes que indicam aos artesãos o foco para suprir demandas do mercado da moda.
  • Agregação de valor cultural às peças, a partir de técnicas tradicionais da cultura do País traduzidas no artesanato, que carrega a “brasilidade” em seus produtos através da origem da matéria-prima, do trabalho manual e da subsistência das comunidades e cooperativas através dessa atividade.
  • Oferecimento de produtos diferenciados ao mercado, a partir de peças exclusivas que unem a técnica tradicional artesanal às tendências ditadas pela indústria da moda, gerando um diferencial competitivo.

Dessa forma, o artesanato pode se beneficiar ao criar peças adequadas às demandas, com valor e identidade cultural, atentando a fatores de padronização e qualidade do produto e ainda busca constante de informação sobre tendências do setor.

Para saber mais, clique no link.