ABNT_Capa 1

A ADEQUAÇÃO É UM DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA OS NEGÓCIOS DA COPA 2014

Em grandes eventos, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, há muitas oportunidades para que empresas de pequeno porte conquistem novos clientes e atendam a mercados mais exigentes. Clientes que buscam fornecedores que garantam segurança e qualidade, por exemplo, por meio da comprovação do cumprimento de normas técnicas em seus processos produtivos.

Na verdade, as normas técnicas são de cumprimento necessário para as empresas. Mas as empresas que queiram aproveitar as oportunidades dos megaeventos, na condição de fornecedoras de médias e grandes empresas ou na de fornecedoras para revendas ao consumidor e que ainda não se adequaram a elas, devem buscá-las.

A conformidade com as normas elimina a variedade desnecessária de produtos, reduz os custos operacionais, organiza os processos produtivos, promove a segurança, protege a saúde e o meio ambiente, incrementa a produtividade, mantém a qualidade adequada e elimina barreiras comerciais.

No Brasil, o organismo reconhecido para a elaboração de normas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entidade privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, que também representa o País nas reuniões e trabalhos com entidades normalizadoras de outros países. O objetivo é conciliar e harmonizar as normas internacionalmente, de modo a facilitar o comércio exterior.

Além disso, a ABNT é a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

Saiba qual é a diferença

O Regulamento é um documento que contém regra de caráter obrigatório. É um meio pelo qual os governos estabelecem os requisitos de cumprimento compulsório relacionados principalmente à saúde, segurança, meio ambiente, defesa do consumidor e prevenção de práticas enganosas de comércio.

Os produtos com certificação compulsória ou com regulamentação técnica são obrigados a provar antes de entrar no mercado que seguem determinadas normas com ensaios de laboratório e levam um selo de certificação.

A Norma é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

Normas técnicas, embora não sejam leis, têm força de cumprimento obrigatório depois de aprovadas. Elas são elaboradas por iniciativa voluntária de empresas, entidades e consumidores interessados no estabelecimento de um padrão que promova qualidade e desenvolvimento tecnológico, facilitando a produção e a comercialização.

A Certificação é uma modalidade de avaliação da conformidade de um produto, serviço ou sistema que, realizada por uma organização independente das partes diretamente envolvidas na relação comercial, comprova junto ao mercado e aos clientes que a empresa possui um sistema de fabricação controlado, investe em treinamento de pessoal ou possui sistema de gestão ativo, garantindo que as atividades especificadas estão de acordo com as normas.

Fonte: ABNT

O SEBRAE e a ABNT

O Sebrae, para apoiar 30 mil empresas de pequeno porte na adoção de normas técnica de dez setores prioritários (entre eles madeira e móveis, têxtil e alimentação), fortaleceu sua parceria com a ABNT e abriu novas perspectivas de ganhos aos empresários brasileiros no mercado globalizado.

Atualmente 1,2 mil gestores e agentes locais de inovação (ALI) estão habilitados para apoiar MPEs no processo de normalização. As empresas interessadas podem fazer contato através da Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae: 0800 570 0800.

Além disso, micro e pequenas empresas têm subsídio financeiro na aquisição de normas técnicas brasileiras por 1/3 do preço do mercado e acesso gratuito a coleções setoriais, bastando para tanto fazer cadastro no endereço eletrônico http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/.

Para levar informações mais específicas às micro e pequenas empresas brasileiras, a ABNT em parceria com o Sebrae-Nacional desenvolveu uma página eletrônica, com o objetivo de conscientizar sobre o uso e a importância da Norma Técnica como ferramenta que promove a competitividade e a qualidade. Acesse o link http://portalmpe.abnt.org.br/. Para mais informações entre em contato pelo formulário fale-conosco da página MPE ou se preferir pelos telefones: (11) 3017-3645 / 3017-3646.