Segundo o livro “Minha Mãe é Um Negócio”, vencedor do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2013, das escritoras Patricia Travassos e Ana Claudia Konichi, é possível notar uma tendência nova e expressiva no Brasil, 67% das mulheres abriram o próprio negócio após a maternidade.

Os ganhos foram além dos financeiros. Das entrevistadas, 74% tiveram um aumento de qualidade de vida, pois possuem mais tempo com os filhos do que antes de empreender. Três em cada quatro admitiram estar mais realizadas profissionalmente.

Além dos casos de sucesso descritos no livro, outra história interessante é da Anna Christina Rocha do brechó Tudo novo de novo. Após o nascimento da filha, ela notou que havia investido bastante em produtos infantis que não teriam mais utilidade, mesmo novos ou pouco usados, devido ao crescimento rápido do bebe. 

A ideia do brechó surgiu quando Anna Christina decidiu ter retorno de parte do dinheiro gasto, para isso organizou um bazar em conjunto com outras mães. Após várias edições, pesquisas e adoção de alguns procedimentos, percebeu a possibilidade ter um brechó diferenciado. Era um modelo de negócio atrativo.

No início, a loja física funcionava dentro de casa, vendendo apenas para as amigas. Depois ela decidiu começar a divulgação nas redes sociais, iniciando pelo Orkut e posteriormente Facebook. Em pouco tempo tinha um grande número de potenciais clientes.

Anna Christina afirma: “as redes sociais podem impulsionar ou acabar com seu negócio. É preciso muita responsabilidade, pontualidade e credibilidade!”. E o negócio não para de expandir. Atualmente, o brechó conta também com uma loja online.

 Anna6

Anna Christina Rocha, proprietária do brechó Tudo novo de novo (foto pessoal)

Dicas para mães empreendedoras:

  • Estar presente nas redes sociais: significa ter uma vitrine online por 24 horas com inúmeros clientes potenciais.
  • Comunicar-se com o público virtual: ter profissionalismo apesar de usar uma linguagem mais informal. Saiba se diferenciar dos demais e gere maior credibilidade.

Confira outras dicas no especial de dia das mães do Portal Sebrae.