056

Micro e pequenos negócios, dos mais diversos ramos de atividade, têm um ponto em comum: para serem competitivos, precisam se diferenciar. No agronegócio, a inovação de produtos apresenta crescimento e é importante, sobretudo, para a agricultura familiar.

Com produtos diferenciados, o pequeno produtor obtém melhor remuneração por seu trabalho e garante mais qualidade de vida para sua família. A busca pela inovação tem se mostrado importante na geração de emprego e renda e na fixação do homem no campo.

A diferenciação de produtos pode ocorrer de diversas formas. É possível, por exemplo, criar produtos com elementos totalmente novos, que ainda não foram utilizados no agronegócio. Outra maneira é empregar de forma inovadora matérias-primas já comuns à atividade, como fécula de mandioca, usada na produção de embalagens.

Na agroenergia

Um novo exemplo de inovação é a utilização dos resíduos que, quando processados, são incorporados como co-produtos, apresentando resultados econômicos muito positivos para a sua atividade. Em relação à utilização de resíduos para a geração de energia, se destaca o uso do bagaço da cana-de-açúcar e o vinhoto.

O bagaço da cana está sendo utilizado na alimentação das caldeiras que movem as usinas de açúcar e álcool; e o vinhoto, produto da etapa de processamento do álcool, na produção de biogás.

Outro importante caso é o da suinocultura confinada, que utiliza os dejetos animais para a produção de biogás e biofertilizantes. Nessas propriedades, o biogás pode ser utilizado como fonte energética para o aquecimento dos leitões em substituição ao gás natural, assim como para a produção de energia elétrica.

Atuação do Sebrae

O trabalho do Sebrae com o acesso à inovação no agronegócio começa com a identificação de regiões de baixa renda e forte presença de pequenos produtores rurais, sobretudo com foco na agricultura familiar. A instituição realiza capacitações em diversas áreas, como boas práticas agrícolas, gestão do negócio, técnicas de manejo, produção de insumo, qualidade e produtividade, armazenagem de produtos e seleção de espécies animais e vegetais, entre outros.

O Sebrae também dá suporte para que os pequenos produtores possam interagir com universidades e institutos de pesquisa. Essa interação é interessante para mostrar que, mesmo sendo trabalhosa e exigindo dedicação, a busca pela inovação é viável.

Outro trabalho priorizado pela instituição é o incentivo ao cooperativismo. A atuação de forma associada permite redução de custos, ganho de escala e uma maior troca de ideias, que é muito importante na busca pela inovação.

Estudar sobre esse assunto pode fazer a diferença no seu negócio. Acesse: http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/1444A5CABEE102E383257428004FDF09/$File/NT0003768A.pdf