HortifrutiSe o local preferido pelos bares, restaurantes e outros estabelecimentos dedicados à alimentação fora do lar para comprar carnes é o atacadista, o cenário muda quando os itens avaliados são verduras, frutas, legumes e tubérculos. Para estes produtos, o local de compra preferido é a Ceasa.

A constatação faz parte de levantamento realizado pelo Sebrae Nacional, com apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que identificou oportunidades no fornecimento de produtos do agronegócio no segmento de refeições fora do lar.

Em todos os casos, entre os produtos pesquisados, a preferência pela Ceasa fica em torno de 40%, seguida pelo atacadista com média de 25%.

O levantamento também constatou que, com relação às verduras, a Ceasa vende bem, mas, precisa melhorar nos quesitos preço e qualidade, mesmos problemas apontados com as compras direto com o produtor. Já com relação às frutas, as oportunidades nas compras em Ceasa ou atacadista estão nos quesitos preço e qualidade. O que se percebe é que o comprador visualiza melhor qualidade adquirindo direto com o produtor, na feira ou em loja especializada, mas ainda se incomoda com o preço.

O estudo foi realizado com base em uma amostra de 336 estabelecimentos espalhados em todos os Estados brasileiros, sendo: restaurantes (64,6%), bares (23,2%) e padarias, sorveterias, lanchonetes etc (12,2%).

Para saber mais, acesse a íntegra da pesquisa.