A floricultura é uma atividade altamente rentável e a rosa uma das principais flores de corte no país.

sebrae mercados, produção de flores de corte temperadas

A floricultura é uma atividade altamente rentável, gerando um número elevado de empregos fixos, em torno de 15 a 20 pessoas/hectare (Kiyuna et al. 2009), resultando em mais de 120 mil empregos diretos no Brasil, dos quais 58 mil (48,3%) estão localizados na produção; 4 mil (3,3%) na distribuição; 51 mil (42,5%) no comércio varejista e 7 mil (5,9%) em outras funções, principalmente nos segmentos de apoio (Ibraflor, 2006).

No Brasil, o interesse pelo cultivo de flores e plantas ornamentais, começou a ter destaque no início dos anos 70, apresentando como decorrência, uma grande demanda e exigindo estudos e pesquisas envolvendo as várias etapas desse processo (Salvador, 2000).

No contexto da floricultura, a rosa é considerada a principal flor de corte (LANDGRAF; PAIVA, 2005), destacando-se como uma das principais culturas para o mercado regional e nacional. Relacionado ao mercado interno, num dos grandes centros de comercialização, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) são comercializadas por ano, aproximadamente, 5 milhões de dúzias de rosas (BARBOSA, 2003).

O gênero Rosa, pertencente à família Rosaceae, é uma planta perene, semiarbustiva, com folhas caducas, é originária da Europa, Ásia Central e África. Desde os tempos mais antigos, constitui uma das principais plantas ornamentais cultivadas no mundo (BARBOSA, 2003).

Para ajudar o empreendedor e floricultor o Sebrae dispõe de informações de profissionais experientes no mercado do cultivo de flores,  coletadas e unificadas em uma cartilha que tem o objetivo de orientar com o inicio de um projeto de produção. As ideias básicas para iniciar um projeto são sugeridas no desenvolvimento dos conteúdos. Os cuidados, os requisitos exigidos, o aprendizado constante, dentre outros fatores, são colocados de forma didática para facilitar a compreensão do público interessado num dos negócios mais promissores da atualidade, que é a dinâmica atividade da floricultura.

Para saber mais acesse: Floricultura – Produção de flores de corte temperada

Fonte: Sebrae.com.br