Para saber se sua floricultura está indo na direção certa vários fatores são importantes, mas dois deles tem papel fundamental na apuração de resultados.

sebrae mercados, floricultura vendas, lucro e resultados

Se o “Fluxo de Caixa” é a bússola dos empresários, o “Demonstrativo de Resultado”, isto é, a apuração de resultados equivale aquele momento de analisar se você está no rumo certo em seus negócios.

Na montagem do seu “Plano de Negócio”, bem como no dia-a-dia da empresa, você terá que realizar muitas estimativas e duas delas são fundamentais:

• previsão de vendas;

• previsão de lucro.

Praticar estas duas previsões é saber para onde ir.

Estas duas estimativas influenciarão todas as demais. Cumprir estas estimativas significa simplesmente viabilizar a empresa, viabilizar sua Floricultura.

Por isso, agora, no “Plano de Negócio”, você deverá realizar uma apuração de resultados para cada alternativa que você criar.

A prática da apuração de resultados obrigará sua empresa a manter toda a operação bem organizada; muito bem documentada. No final do mês você confrontará as vendas realizadas, com os custos variáveis, com as despesas comerciais, com as despesas fixas e conferirá se obteve resultado positivo – lucro, ou negativo – prejuízo.

Juntos, o “Fluxo de Caixa” e o “Demonstrativo de Resultados” são os dois instrumentos mais importantes da gestão financeira da empresa. Por isso todo empresário deve dominar sua prática, interpretação e tomada de decisão.

Reforçando:

• Aprenda a apurar o resultado da empresa, por mais trabalhoso que pareça no início. Entenda que depois do fluxo de caixa, a apuração de resultado é a mais importante ferramenta de decisão para empresários. É importante desde agora na elaboração do Plano de Negócio e por toda vida da empresa.

• Você só saberá se a empresa é viável conhecendo o resultado de sua operação. Portanto, faça cursos que abordem gestão financeira da empresa. Recorde o que dissemos antes, não se contente com apenas um curso, nem com “instrumentos computadorizados” que apenas ajudam a montar controles financeiros. Em tempo de elaboração do Plano de Negócio e no dia-a-dia da empresa, a gestão financeira será sua maior ocupação. Ser habilidoso no trato destas questões é parte do “segredo” do empresário competente.

• Utilize-se dos vários programas do Sebrae, dos vários Manuais e Informativos Técnicos que o Sebrae pública sobre estas questões, inclusive das orientações específicas dos nossos técnicos, gratuitas e permanentes.

Pense nesses aspectos desde já!

Para saber mais acesse: Comece Certo Floricultura

Fonte: Sebrae SP