Conheça as questões que influenciam o êxito da sua loja e use a ferramenta do Sebrae criada para identificar e aprimorar a sua atuação.

Com a finalidade de aprimorar a gestão dos negócios do ramo do varejo de autopeças, o Sebrae criou uma ferramenta que mostra quais são as características fundamentais para o sucesso das lojas do ramo.

A partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com especialistas, empresários e consumidores, foram identificados os dez aspectos mais importantes para o triunfo ou o revés de lojas de autopeças e acessórios automotivos.

Veja a seguir quais são eles e entenda como aperfeiçoá-los.

Os fatores de sucesso

1. Visual merchandising

Como você avalia a comunicação visual da sua loja? É preciso que o espaço interno, a iluminação e fachada sejam pensados para atrair clientes e gerar vendas.

2. Equipe de venda

Um time de vendedores que domina toda a tecnologia de que dispõe e está capacitada a atender bem os clientes é parte fundamental do sucesso.

3. Canais de venda

A ideia aqui é facilitar a vida dos consumidores. Então, é indicado expandir as formas que eles têm de comprar, colocando à disposição call center e e-commerce, por exemplo.

4. Associativismo

Participar de ações cooperativas com concorrentes dá mais poder de barganha nas compras realizadas com fornecedores, além de possibilitar ações conjuntas de marketing, visando à redução de custos.

5. Controle de estoque

É imprescindível manter o cadastro de fornecedores atualizado e conhecer o fluxo dos itens no estoque.

6. Modelo de negócio

Neste ponto, o importante é ter variedade. Venda peças e acessórios, ofereça serviços de instalação e reparos na loja, além de entregar produtos em domicílio.

7. Promoção

Campanhas promocionais são fatores-chave para alavancar as vendas.

  • Estimule as compras com boas ações promocionais

8. Propaganda

Divulgue continuamente os produtos por meio de propagandas e anúncios, além de manter uma verba para investimento contínuo em publicidade.

  • Invista em publicidade acessível e eficiente

9. E-commerce

Ter uma loja virtual é bom para gerar vendas, ainda mais quando se faz a divulgação dos produtos em outros canais digitais.

10. Localizações e instalações

Situe a loja em um local muito acessível, com alto fluxo de clientes e próximo de centros automotivos.

Acesse a ferramenta

A ferramenta elaborada pelo Sebrae se destina a empresários que tenham negócio no segmento. Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando lhe for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo.

Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator.

Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações:

  • Nível de competitividade mercadológica.
  • Análise sobre vantagens e desvantagens competitivas.
  • Recomendações práticas, com textos e dicas exclusivas, links para vídeos e outros conteúdos para melhorar seu desempenho.
  • Gráfico mostrando sua performance.
  • Resultado comparativo do desempenho de sua empresa em relação aos demais empresários do segmento que utilizaram a ferramenta.

ACESSE AQUI A FERRAMENTA