As cores se libertam do teto interagindo com o público e o ambiente. Bastidores se tornaram luminárias.  O trabalho autoral das bordadeiras, em ponto cruz e redendê, saiu dos temas e formas tradicionais, transformou-se em autorretratos, verdadeiras obras de arte. O espaço branco da sala do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro ganhou vida e tem chamado atenção de quem tem a oportunidade de visitar.

exposição crab

A exposição “Retratos Iluminados” é temporária e faz parte de um projeto do Sebrae chamado Fusões e Inserções (conheça sobre essa iniciativa no vídeo), em parceria com o IPTI e apoiado pelo governo do estado de Sergipe.  Essa coleção foi desenvolvida em conjunto com os irmãos Campana e as artesãs de Sítios Novos, SE, e Entremontes, AL.

Os designers Fernando e Humberto Campana incentivaram as mulheres participantes a estimularem a criatividade e despertarem a consciência da importância do trabalho desenvolvido preservando técnicas manuais que são patrimônios culturais de cada região e já estão quase extintos.

Retratos Iluminados está localizada no CRAB (Centro Sebrae de Referência do  Artesanato Brasileiro), no Rio de Janeiro até o dia 3 de setembro.