Envelopamento_2

O envelopamento de carros é mais do que uma nova moda passageira no Brasil: é uma tendência que veio para ficar e há dois anos toma dos automóveis as ruas das principais cidades do país. Trata-se de um adesivo especial que cobre parcial ou completamente a pintura original do veículo, dando mais vitalidade à imagem deste.

São muitos os motivos daqueles que buscam esse tipo de serviço: personalizar o veículo, proteger de pequenos atritos ou mesmo customizar para seguir a identidade visual de alguma empresa. A procura por esses serviços tem crescido, considerando também a visibilidade dessa tendência em todo o mundo.

Entenda melhor do que se trata, saiba mais sobre o cenário dessa oportunidade e aproveite os potenciais de expansão de negócios que ela traz.

Embora já seja comum ver carros esportivos, SUVs, picapes e outros com o que parece ser uma pintura preta fosca, esses veículos customizados chamam a atenção. E com isso cresce o interesse dos proprietários pelo produto, que também pode ser encontrado na cor branca brilhante (cuja procura tem crescido desde a sua exibição nos principais salões de automóveis do mundo) e transparente (exclusiva para proteção do veículo).

Há hoje dois métodos principais de envelopamento: com uma cobertura de vinil que é “colada” sobre a superfície do automóvel; e a líquida, que usa tinta. Essa técnica de adesivagem por tinta, foi tema de uma edição do programa da Rede Globo de Televisão, AutoEsporte, apresentou a tinta usada para fantasiar veículos para o carnaval.

O preço dos serviços de envelopamento varia de acordo com o tamanho do carro. O material é geralmente importado, e sendo de boa qualidade, dura aproximadamente 5 anos. Sua aplicação tende a levar de 2 a 3 dias de trabalho, principalmente porque a maioria dos clientes prefere cobrir o carro por completo com o material. Uma vantagem desse tipo de produto é que ele pode ser removido – gerando mais uma prestação de serviço.

Quem procura esse tipo de serviço em geral são pessoas de classe média ou alta, consolidadas financeiramente, que possuem carros de alto valor, quase sempre novos. Mas além desses, cada vez mais donos de motocicletas têm se interessado pelo envelopamento. O processo de aplicação nelas é bastante trabalhoso, mas com a procura crescente tem se tornado uma vantagem. Já o preço desse serviço varia dependendo também do tipo de intervenção feita no veículo – e são tantas as possibilidades, que até “tatuagem” pode ser comercializada hoje em dia.

A personalização pode não apenas atender aos anseios do proprietário, que curte mexer no carro para torná-lo original e exclusivo, mas também para atingir objetivos comerciais, que envolve o interesse de empresas de diversos ramos. Enfim, todos os tipos de veículos que trabalham em ambientes externos, proporcionando uma promoção despojada para aumentar a atenção onde estiver, gravando sua marca devido ao visual muito chamativo e elegante.

Dentre os diversos meios de comunicação visual, utilizados em publicidade, a opção em carros e motos personalizados é uma alternativa que está sendo cada vez mais requisitada pelas empresas. Para atuar nesse mercado são necessários alguns conhecimentos sobre design, informática e publicidade, pois os serviços realizados exigem criatividade no desenvolvimento de solução para o cliente e necessitam estar de acordo com as tendências de estilos utilizados na publicidade.

É importante também está atento à regulamentação para estar de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os carros modificados precisam ter autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Para obter mais informações sobre o setor de serviços, acompanhe o portal do SEBRAE que traz orientações para pequenos negócios.