EnquantoosonoLoja de produtos criativos aumenta seu faturamento em 25% em apenas um mês com boas ações de divulgação na internet

A junção de fofurice com boas estratégias de marketing só poderia chegar a um único resultado: sucesso. E é exatamente isso o que a Enquanto o Sono Não Vem… está vivenciando.

Criada em 2009 com foco na venda de presentes, pijamas e roupas de banho criativos, a loja viu seu grande salto acontecer no início de 2013, quando passou a ser comandada por três novas sócias: Soraya Lacerda, Josiane Ferreira e Sandra Afonseca.

Localizada em Águas Claras, uma cidade-satélite do Distrito Federal, a loja não fica localizada em shopping nem na região central de Brasília. Por isso, a principal dificuldade era justamente divulgar o estabelecimento no ponto físico onde está localizado desde a sua fundação. “Como é em Águas Claras, muitas pessoas do Plano Piloto e regiões próximas não conhecem nem a loja nem os produtos que vendemos”, explica Soraya.

Por isso, as proprietárias decidiram que as redes sociais seriam suas maiores aliadas na divulgação da Enquanto o Sono Não Vem… “Partimos para as mídias digitais. Aproveitamos meu conhecimento em redes sociais e investimos nesse tipo de divulgação para atrair os olhares de quem não estava próximo, fisicamente, da loja”, conta Soraya, que é graduada em jornalismo e marketing e possui 10 anos de experiência na área.

A decisão se mostrou acertada. Mesmo quem mora longe se interessa pelos produtos, que são apresentados no Facebook e no Instagram, e dá um jeito de adquirir, seja indo até a loja, seja comprando pelo telefone e recebendo pelos correios. “Estamos com o planejamento de apostar na ferramenta de e-commerce também. Mas o investimento em dinheiro é um pouco alto e, por enquanto, estamos apostando nas mídias ‘gratuitas’ para divulgação”.

Aumento das vendas e fidelização
O objetivo de qualquer empresa que investe em divulgação é atingir o aumento real das vendas, a fidelização do cliente e a divulgação da marca. Na Enquanto o Sono Não Vem… os resultados ficaram evidentes já no primeiro mês. “As vendas aumentaram e as próprias vendedoras, que trabalham na loja desde a gestão anterior, constataram que o público foi expandido para além das fronteiras de Águas Claras. Fizemos mensuração por meio de enquete, e constatamos que houve uma mudança no tipo de público que agora compra na loja e faz questão de participar, ativamente, das nossas redes sociais. Estamos sendo vistos por pessoas do Brasil todo, que gostam dos nossos produtos e querem tê-los em sua casa ou dar de presente para alguém querido”.

E todo esse resultado não demandou um investimento muito alto. Com aproximadamente R$ 1.000, investidos entre janeiro e maio de 2013, e um planejamento de mídias sociais bem pontual, a empresa conseguiu aumentar seu faturamento em 25%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Soraya atribuiu esse resultado ao poder que as mídias digitais têm de envolver as pessoas e de ser uma vitrine virtual eficiente, onde o usuário vê, se interessa e compra o produto exposto.

O sucesso da loja tem sido tão grande que, para os próximos cinco anos, a meta é ter outras unidades espalhadas por Brasília, além de franquias em outros Estados. No entanto, o segredo da loja não está apenas nas ações de divulgação realizadas na internet. “Somos uma empresa que emociona. Não vendemos só nossos produtos. Nossa loja tem cheirinho personalizado, uma identidade visual que encanta e detalhes que cativam o cliente. Nossas vendedoras gostam do que fazem e trabalham motivadas. Sempre procuramos, inclusive, recompensá-las quando atingimos ou batemos metas. Investimos no nosso público interno. Ou seja, nossas colaboradoras vestem a camisa e passam para os clientes um clima diferenciado no ambiente da loja. Temos o cuidado de falar a linguagem do cliente e escutá-lo nos elogios e nas reclamações. Ninguém é ignorado quando entra em contato conosco. Temos a meta de responder dúvidas, elogios e críticas em até 12 horas após o recebimento. O cliente sente a diferença quando é ouvido e cuidado como parte importante do negócio”.

Como seduzir o cliente uma única vez não basta, Soraya garante que as proprietárias estão sempre preocupadas em manter a fidelização diante de tantas novidades que o mercado oferece. “Por isso ficamos antenadas em tudo o que aparece de novo e tem a ver com o nosso perfil. Queremos sempre ter opções novas para que os clientes conquistados tenham interesse de voltar sempre que precisar comprar um presente para si mesmos ou para alguém especial”.

Mais amor e calor
Além da divulgação nas redes sociais, a loja tem investido em campanhas solidárias e eventos (Páscoa, Dias das Mães, Festa Junina, Dias dos Pais etc) para divulgar a marca. As ações têm sido feitas permanentemente nas redes sociais e pontualmente nas questões relacionadas aos eventos, realizados por meio de parcerias e que resultam em bons resultados tanto na visibilidade quanto nas vendas.

Recentemente a loja investiu na campanha Mais Amor e Calor, por favor. A ação faz parte da meta de ter, pelo menos, dois eventos sociais por ano, e esse foi o primeiro de 2013. “A ideia surgiu porque junho é um mês, naturalmente, apaixonante por causa do Dia dos Namorados. Aproveitamos a sensibilidade das pessoas para o amor e para o carinho, bem como a chegada do inverno, para aquecer quem precisa e não tem condições de comprar um agasalho ou um cobertor”, conta Soraya. A campanha foi idealizada e colocada no ar em aproximadamente 30 dias.

Um diferencial é que as pessoas ganhavam um mimo, símbolo da campanha, e ainda podiam escolher para onde gostariam de doar. “É muito interessante quando você faz algo social que conta com o envolvimento de quem está doando e ainda recompensa a pessoa por isso. Pensamos na vela aromatizada porque é o símbolo do calor e é uma forma da gente retribuir, com fofurice, a atitude de quem resolveu reservar parte do seu tempo e separar aquele agasalho ou cobertor que não usa mais”. A instituição mais votada recebeu as doações. O próximo passo é promover concursos culturais e colocar os clientes como personagens dessa divulgação.

Em tudo o que faz, a Enquanto o Sono Não Vem… tem como objetivo levar carinho para as pessoas. “Tem coisa melhor que você ser surpreendido com um presente que se pareça com você? Buscamos proporcionar que nossos clientes presenteiem com originalidade e com algo diferente, capaz de envolver e tocar quem recebe. Isso inclui a própria pessoa que vai comprar, para si mesma, algo que faça a diferença. Temos presentes para homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Esse é nosso grande diferencial. Queremos levar fofurices e emoção aos quatro cantos e para todas as pessoas”.

Soraya Lacerda, uma das sócias da Enquanto o Sono Não Vem...

Soraya Lacerda, uma das sócias da Enquanto o Sono Não Vem…

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