• banners

  • info

  • banner sebrae perguntas e respostas

  • estudos

  • banners

Economia Criativa

Boletim – A força dos Coletivos Criativos

coletivos-criativos
 

 Entre tantas particularidades dos empreendimentos criativos, uma delas é a colaboração entre os profissionais envolvidos nos projetos e trabalhos. A […]

Boletim – Crowdsourcing

crowdsourcing
 

 O segmento de economia criativa é marcado pela colaboração e variedade de perfis dos profissionais envolvidos nas produções. Vindos de […]

Boletim – Como elaborar um projeto cultural competitivo

projeto-cultural
 

 O empreendedor cultural busca pensar nas suas criações e encontrar formas de viabilizar seus projetos. Essas formas evoluíram para além […]

Boletim – Como formalizar seu negócio no mercado da música

formalizar-musica
 

 A trajetória de muitos astros da música iniciou em quartos, garagens ou pequenos estúdios, onde criaram ou gravaram suas primeiras […]

Boletim – O Marketing Cultural como oportunidade para produtores e artistas

marketing-cultural
 

 Os produtores culturais e artistas têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos por meio de uma alternativa diferenciada, que alia […]

Boletim – A Importância do Registro das Criações

registro criações
 

 O registro das criações é uma importante medida que deve ser tomada pelo empreendedor. Ele impacta de maneira positiva nos […]

Boletim – As vantagens do registro das criações musicais

registro musical
 

 A música feita no Brasil é produto de exportação. Nomes como Tom Jobim, Roberto Carlos, Chico Buarque e, recentemente, Michel […]

Boletim – Aproximação com grandes players: StartUp

player startup
 

 Segundo dados do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, realizado pela FIRJAN em 2012, em 2011 cerca de 243 mil […]

Boletim – A Profissionalização da Gestão de Empreendimentos Criativos

profissionalizacao-gestao-emp-criativos
 

 Para os negócios, não basta criatividade. Há também a necessidade de profissionalização. As possibilidades do segmento de Economia Criativa podem […]

Estudo – Mercado da Música no Brasil

Capturar
 

 Viver de música é uma realidade dual que abrange dois princípios verdadeiros: a) Princípio 1 – é possível viver de […]

Boletim: A internet e os empreendimentos criativos no Brasil

50
 

  A relação existente entre Internet e Economia Criativa fica clara, segundo diagnóstico feito pelo John Howkins – consultor britânico […]

Boletim: O crescente mercado da animação no Brasil

49
 

  O Brasil está há muito tempo inserido nesse mercado, realizando variados tipos de filmes de animação (longas, curtas e […]

Boletim: Os canais de distribuição on-line de produções artísticas

48
 

  A forma com que o empreendedor da economia criativa leva suas produções ao público mudou significativamente com a intensificação […]

Boletim: A internacionalização da economia criativa brasileira

47
 

  Para muitos empreendedores criativos, assim como para grandes empresas nacionais, chega o momento de tomar uma importante decisão para […]

Boletim: Os meios de divulgação

46
 

  Até pouco tempo, as formas de divulgar produtos, serviços e projetos criativos eram limitadas às opções que traziam custos […]

Sebrae Economia Criativa