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Capítulo 13:
CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO

 

Muitos negócios se interessam por “entrar na internet”, mas não sabem muito bem como proceder. A maioria acredita que o investimento é zero, que não precisam de um plano de negócio e tudo isso pode gerar uma enorme frustração, além do prejuízo, em função de uma curta presença na rede.

No entanto, algumas empresas e escolas que fornecem treinamento e capacitação para empreendedores e para profissionais que querem dominar o assunto e-commerce. Comumente os cursos apresentam dois tipos de modalidade, a Presencial e a modalidade a Distância. Os cursos contemplam temáticas como Engenharia de Vendas e Logística no E-commerce, Gerentes de Mídias Sociais, Gerentes de E-commerce e Marketing Digital, e Marketing Digital de Alta Performance.

Para Liliane Caldas, da E-commerce School, o empreendedor que já possui um negócio off-line deve tirar proveito da credibilidade da marca, da história da empresa. Os cursos contribuem com esse know-how, o conhecimento técnico, oferecendo uma base informativa mais ampla pra quem é pequeno e precisa gerir o próprio negócio inclusive no ambiente virtual. “Os cursos ajudam a orientar os empreendedores a respeito das áreas que mais geram dúvidas para consumidores, por exemplo, orientações sobre políticas de troca, credibilidade da empresa, certificações de segurança, métodos de pagamento, SAC etc.”

Na E-commerce School o aluno também ganha o direito de usar o Selo Profissional de E-commerce Certificado, um selo que pode ser divulgado em sua loja virtual e atesta a capacitação do gestor do site, De acordo com pesquisas, informa Liliane, selos e certificações aumentam as taxas de conversão em até 73%.

 

Por: Alexandre Teixeira, publicitário, docente e consultor de Branding, Marketing e Negócios Digitais.