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Capítulo 12:
A IMPORTÂNCIA DAS EMBALAGENS

 

 

Um dos elementos importantes para o e-commerce não envolve plataformas, códigos ou hábitos virtuais. Esse elemento é a embalagem.

Com a ampliação do mercado virtual, naturalmente amplia-se também, a demanda por embalagens especiais para entregar os produtos comercializados.

 

MERCADO PROMISSOR E PRODUTOS DE QUALIDADE

Tanto a World Post como a Paulista Embalagens asseguram sua sólida jornada no segmento. As empresas identificam o mercado como próspero e justificam seus crescentes investimentos no setor, com expectativas de que o futuro convergirá no mercado e-commerce, respaldados pelo lucro, crescente a cada ano.

José Ramos, proprietário da Paulista Embalagens, explica que sua empresa tem 10 anos e, nesse período, atuou com embalagens de presentes, de revistas e embalagens para bancos, incluindo envelopes de cartão de crédito, mas sempre com envelopes de segurança. De 5 anos pra cá, José mirou na demanda decorrente do comércio eletrônico e está satisfeito. “Foi ótimo estar expondo aqui na feira. Eu tenho certeza que, no mínimo, por baixo, 100 novos clientes eu tiro daqui. Consigo porque nosso produto é bom, é de confiança e é barato. Às vezes, mais barato que uma caixa de papelão”.

Para a empresa que está chegando agora no ambiente virtual com o intuito de empreender, ou que talvez até já tenha uma empresa off-line, José informa que, a respeito de embalagens, a principal informação que ela precisa saber o preço praticado de seu produto e seu real valor, porque se o produto é caro e valioso, ele precisa de uma embalagem mais reforçada, protetora e inviolável. De acordo com José, “a embalagem deve ter muita segurança para não ser violada no transporte, porque no Brasil a violação e o roubo de mercadorias entre o fornecedor e o cliente ainda ocorre com certa frequência. Conseguir equilibrar uma embalagem de alta performance com um preço baixo é o nosso desafio, pois uma embalagem cara, inviabiliza as vendas e ofertas”.

 

Por: Alexandre Teixeira, publicitário, docente e consultor de Branding, Marketing e Negócios Digitais.