img-dicas-loja-virtual

 

Capítulo 11:
MOBILE – GRANDES IDEIAS QUE CABEM NO BOLSO

 

 

Um dos grandes temas do momento é o aproveitamento do uso de plataformas mobile, ou móveis. Por enquanto, poucas empresas representaram esse segmento, porém, com grandes ideias e disponibilidade para conversar com as clientes interessados.

 

À ESPERA DA CRIATIVIDADE

 

Vitor Guedes, Co-Founder da 30ideias, desenvolve projetos mobile para empresas de todos os tipos. Praticamente todos os seus clientes são microempresas. Ele acredita que o Brasil, hoje, está carente em tecnologia, mídia e novas ideias, ou seja, há um enorme campo a ser explorado com a criatividade brasileira. Apesar do pouco tempo sua empresa tem, já lançaram quatro bons produtos, comerciais e funcionais. Dos quatro, três tiveram sucesso: um aplicativo com mais de 50 mil downloads, um site com 40 mil usuários e um outro aplicativo que recentemente ganhou um importante prêmio internacional. Tratando-se das possibilidades para o e-commerce e criação de aplicativos, Vitor complementa: “Quando o empresário canalizar sua criatividade para atender ao consumidor de maneira verdadeira, inteligente e original, obterá um sucesso notável”.

 

O pequeno empresário deve tirar proveito das plataformas móveis considerando o crescente uso de internet móvel e smartphones, que a cada dia têm um preço mais acessível. Para os negócios, isso representa as possibilidades de ampliar serviços e levar comodidades aos seus clientes, de forma relevante, lúdica ou bem humorada.

 

Josemando Sobral, sócio de Vitor, evidencia em seu discurso: “é importante apostar em nossas ideias. Empreendedores são especialistas em encontrar oportunidades e a plataforma mobile, atualmente, é local certo pra isso”.

 

No início desse ano, os jovens sócios criaram um aplicativo integrado ao Facebook com um insight numa sexta-feira a noite. Desenvolveram-no durante o fim de semana e, na segunda-feira, ou seja, 72 horas depois, o link do aplicativo, http://pegavafacil.com.br/, era tuitado pela revista Super Interessante.

 

IMPLEMENTANDO O MOBILE AO E-COMMERCE

 

Com esse foco na utilização de plataformas mobile para os pequenos negócios on ou off-line, a Akatus apresenta uma ferramenta de pagamentos mobile, que permite que o empreendedor realize suas vendas por iPhone, iPad e Android, aceitando cartões de crédito como meio de pagamento, sem custo de adesão ou mensalidade, por meio de um leitor de cartões conectado aos smartphones. A proposta é ideal para profissionais de vendas diretas, taxistas, profissionais autônomos e aqueles que querem experimentar uma loja virtual.

 

Guilherme Junqueira, representante de marketing da start up Bizzabo, falou a respeito do nicho: “Fizemos recentemente o lançamento em uma palestra sobre esse mercado de eventos e o mercado mobile, justamente no palco onde o foco era smartphones, era tendência. Tivemos uma resposta muito grande de pessoas que estavam lá realmente interessadas, que já era o público-alvo efetivo pra nós; conseguimos converter alguns contatos em algumas vendas logo após a palestra. Então eu acho que foi um saldo extremamente positivo investir na inovação e tecnologia.

 

Por: Alexandre Teixeira, publicitário, docente e consultor de Branding, Marketing e Negócios Digitais.