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Identidade visual é a primeira imagem da sua empresa no mercado. É o que a define. Uma identidade visual empresarial reúne tudo o que sua empresa significa em termos de valores, missão e visão, e os transmite ao seu público.

Feche os olhos e imagine, como empreendedor, no que sua empresa é para você, pense no que você gostaria de passar ao seu cliente, o que você gostaria que o cliente visse ou pensasse a respeito do negócio. Agora abra os olhos e dê uma olhada em volta, no logotipo da empresa, na loja, no site (se houver), nas embalagens, no seu cartão de visitas, na vitrine, nas cores empregadas nas paredes…você alcançou o objetivo do que imaginou?

De forma simples, isso é o papel da identidade visual. Pensar sistematicamente cada detalhe visual da sua empresa. A primeira vista pode parecer algo supérfluo, principalmente para micro e pequenos empresários, que não tem como investir pagando altos valores a agências para desenvolver sua identidade.

Uma boa notícia é que, na internet, existem hoje empresas especializadas em oferecer pacotes de criação de identidade visual (incluindo mini sites) para empresas de micro e pequeno porte. De maneira rápida e fácil o empresário entra em contato, responde a um briefing (municiando de informações, quem vai desenvolver a identidade sobre sua empresa) e recebe retorno com opções que se encaixem no seu objetivo.

Uma identidade visual é formada primeiramente por um bom logotipo, simples, eficiente e com cores que transmitam as sensações que o empresário deseja despertar em seu público. Segundo a Gerente de Marketing e Comunicação Gladis Costa, a cor influencia (muito mais do que pensamos) no processo de compra de um produto. Embora para os estudiosos do assunto a venda seja a arte da persuasão, as cores, têm um peso muito grande aos olhos do consumidor e podem sim definir o jogo “compro / não compro”.

Em termos de design, veja alguns exemplos do que as cores transmitem de maneira geral: Amarelo: Otimismo, juventude, calor. Vermelho: Energia, vitalidade, urgência – muito usada em mensagens de promoções e liquidações. Azul: Credibilidade, segurança, confiança – usada em bancos, negócios, empresas de tecnologia e medicina. Verde: Saúde, bem-estar. É a cor mais fácil de ser processada pelos olhos, é relaxante e utilizada para vender o conceito green, ecológico, orgânico, natural. Sugere crescimento, sustentabilidade. Laranja: Agressivo e ousado. Rosa: Feminino e romântico. Transmite delicadeza, calma, paz, leveza. Preto: Luxo, elegância, poder, precisão, profissional. Usado em produtos do mercado de luxo, moda, embalagens de cosméticos. Transmite credibilidade.

Depois de definido o logotipo é necessário pensar em toda a comunicação de seu negócio voltada para as cores e formas aplicadas nele. Tudo deve se interligar para facilitar a assimilação pelos olhos do cliente.

Preocupar-se com a identidade visual é inovar sem risco, é simplificar para crescer!

Para saber mais sobre logotipo acesse:  “Logotipo é coisa séria” – http://sebraemercados.com.br/?p=22334.

Fonte: Artigo do site Pensando Grande, disponível em: http://www.pensandogrande.com.br/o-poder-das-cores-na-hora-de-vender/.