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Hoje em dia, não se constrói uma marca sem a participação dos fãs ou somente com investimento em TV. É preciso gerar conteúdo para diferentes meios para sempre mostrar o que o negócio pensa, diz e faz, ou seja, deve estar mais próximo do seu cliente, criando empatia e, consequentemente, vínculos que podem influenciar nas suas escolhas na hora de comprar.

O grande segredo da comunicação entre loja e cliente é criar um diálogo permanente, fazendo com que sua marca, produto ou serviço esteja sempre na mente do consumidor. Para isso, é possível tirar proveito de três conceitos:

- Convergência midiática: faz com que a narrativa e a linguagem fluam em diferentes meios;

- Cultura participativa: potencializa o acesso aos clientes via redes sociais;

- Inteligência coletiva: relaciona-se ao imaginário social presente nas principais redes sociais, o que faz com o consumidor deseje o que os outros desejam, como aquilo que as blogueiras sugerem.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a acertar a mão na comunicação com o cliente:

1) Para vender seus produtos na atualidade, a marca tem que contar uma história ao consumidor, através de diferentes canais;

2) Não bombardeie o seu cliente. Além de conteúdos de qualidade, é preciso bom senso e parcimônia para publicar informações;

3) Diversifiquem os canais de comunicação: mapeie quais os melhores meios para falar com o seu cliente e invista em conteúdos personalizados e exclusivos para cada canal;

4) O bom conteúdo é aquele que faz o usuário parar, ler, sentir e agir;

5) Antes de publicar qualquer conteúdo, os gestores devem certificar-se de que tem condições de responder e se responsabilizar por tudo que está dito nele;

6) As ações não poder ser esporádicas. Mantenha o relacionamento com o cliente, produzindo conteúdos e ações com continuidade;

7) Use e abuse das linguagens, meios e formas para se comunicar com o cliente. Mas atenção, tudo deve ser feito com base no perfil do seu público;

8) Não tenha pressa! Leva-se tempo para criar uma identidade e transformar o consumidor em fã.


Com informações da Couromoda.

Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação

Ilustração: Zé da Silva/Sebrae