No final de 2014, o Sebrae realizou uma pesquisa junto a empresários de pequenos negócios do Brasil e o levantamento revelou que os dirigentes de pequenos negócios têm nível de acesso à internet bem superior à média nacional. Isso porque 92% dos empresários usam essa tecnologia contra 59% da população em geral.

A informação não muito boa é que apenas 42% dos empresários entrevistados responderam que usam a internet para divulgação do negócio. Além disso, apenas 33% possuem presença digital, ou seja, usam um endereço de site, páginas de outros sites ou redes sociais. O resultado é que apenas 27% das empresas disseram que vendem com uso ou apoio da internet. 

PRESENÇA DIGITAL NAS PEQUENAS EMPRESAS

Outros dados do Sebrae informam que, das empresas que vendem pela internet, o uso de canais digitais se concentram em buscadores com anúncios e otimização de busca e link patrocinados ou divulgação de fan pages no Facebook. Outra informação é que 18% das empresas que vendem na internet já usam o WhatsApp.

As vendas na internet vão na contramão do momento de estagnação econômica em que o Brasil enfrenta. A estimativa de crescimento das vendas via internet apenas por canais do e-commerce como lojas virtuais, segundo a E-bit, é de 20% em relação a 2014. Um mercado de mais de 40 bilhões de reais.         

Com esse cenário e para apoiar os pequenos negócios no uso da internet como ferramenta de apoio à comercialização de produtos e serviços, esse estudo tem o objetivo de mapear canais digitais que podem ajudar as empresas venderem mais. Confira abaixo os boletins já divulgados:

1 – Whatsapp

2 – Mercado Livre

3 – Buscapé 

4 – Instagram

5 – Peixe Urbano

6 – Youtube 

7 – Google Meu Negócio 

8 – Fábrica de Aplicativos

9 – Facebook

10 – Google AdWords

11 – Linkedin

12 – Skype

13 – TripAdvisor 

14 – Twitter 

15 – Yelp 

16 – WordPress 

17 – Comprasnet 

18 – Alibaba 

19 – OLX 

20 – Elo 7

21 – B2W