Segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Queijos (Abiq), em 2011 o país produziu  867 mil toneladas, aumentando a produção em 9,4% com relação a 2010. Para que a produção tenha padrão de  qualidade comprovada, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou a Instrução Normativa nº30, de 07 de agosto de 2013. A Instrução Normativa IN30, publicada em agosto 2013 prevê que não apenas o Mapa poderão certificar os produtos, mas a partir desta data os órgãos estaduais e municipais também  poderão avaliar. Fato esse que facilita o registro nacional e aumenta a possibilidade de comercialização de queijos
certificados pelos produtores do país. Uma das premissas é o controle de tuberculose brucelose e mastite nos animais em propriedades avaliadas, além de boas práticas.

tecnicas-producao-queijo

O produtor de pequena propriedade rural, que produz queijo com maturação inferior a 60 dias, poderá comercializá-lo em todos os estados do país. As mudanças introduzidas garantem maior qualidade do queijo produzido no país e permitem que aqueles que atenderem o que dispõe a Instrução Normativa nº30, possam ser comercializados fora do estado e até no exterior.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.