Perfil do turista de aventura_Capa1

Conhecer o comportamento de compra e consumo dos turistas é o primeiro passo para que empresários do setor possam estabelecer um plano de marketing com estratégia de comunicação adequada para alcançar o público.

Os dados aqui apresentados sintetizam o capítulo referente ao comportamento do turista retirados do estudo Perfil do Turista de Aventura e do Ecoturista no Brasil, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Perfil do turista de aventura_Miolo10

O estudo categorizou os tipos de turista em “virgem”, “aberto” e “topa-tudo”, de acordo com o número de atividades praticadas. Cada categoria tem características específicas que foram delimitadas pelo documento que também traz a divisão em perfis dos clientes atuais e potenciais segundo processo de decisão, comportamento de compra e estilo de vida. Tais informações podem ser conhecidas no Plano de Comunicação _ Ecoturismo & Turismo de Aventura do Brasil disponível no link http://www.aventurasegura.org.br/wp-content/uploads/2012/08/Estrat%C3%A9gia.pdf.

Oportunidades de mercado no segmento de turismo de aventura e ecoturismo são abordadas nos boletins Sebrae 2014. Os boletins, cujos conteúdos são alinhados com o cenário de grandes eventos esportivos no país estão disponíveis no www.sebrae.com.br, trazendo informações a respeito dos 10 setores que mais serão impactados com a realização dos eventos no País.

Para ler mais sobre turismo de aventura, clique no título: