Couromoda 6

A publicidade é fundamental na realidade do varejo de calçados. Na força dessa afirmativa, Hugo Rodrigues (COO & Chief Creative Officer da agência Publicis Brasil) ao ministrar uma palestra na edição 2014 da Couromoda ressaltou que, entretanto, é preciso olhar os novos consumidores.

É preciso entendê-los para pensar em novas estratégias e agir sem preconceitos para conseguir transmitir uma mensagem contagiante. Ou seja, o objetivo deve ser contagiar o cliente com a sua marca, utilizando, ou não, formas não tradicionais de mídia.

Disse o palestrante que, embora os meios tradicionais de mídia como televisão, rádio, jornal e revista ainda sejam produtivos, os canais digitais atualmente são os mais expressivos, uma vez que transmitem a mensagem mais rapidamente e a um número maior de consumidores.

Independente de utilizar mídia tradicional ou digital, o importante é se comunicar corretamente com o público e assim, Rodrigues apresentou três abordagens que podem levar uma marca ou loja ao sucesso de vendas. São elas:

  1. ‘Perseguir’ o consumidor através de um plano de mídia bem elaborado, com investimentos contínuos;
  2. Tornar a marca mais humana, o que significa mostrar suas virtudes e suas falhas. O lojista deve, no lugar de apostar só em preço, apostar em suas estratégias de comunicação para destacar outros atributos, como atendimento, ponto de venda e mix de produtos. Sugere que se utilize o diferencial competitivo, mas se não tiver, que se busque um.
  3. Demonstrar conhecimento e respeito pelo consumidor, que, hoje, não é mais a caça, mas sim o caçador. Ao contrário de antigamente, o que vale, hoje, é o gosto do consumidor, e não o do dono ou do gerente de loja. Como destaca Rodrigues: “não é o nosso gosto que está em jogo; é o gosto do cliente. Tem muito gente querendo comprar na sua loja, mas, para que isso aconteça em escala cada vez maior entenda as pessoas que estão do lado de fora e deixe de lado o preconceito”.

A palestra de Hugo Rodrigues foi uma das atrações da Couromoda 2014 – a principal vitrine da indústria nacional do setor. Aberta somente a lojistas e empresários, o espaço reúne muita informação especializada, além de variadas opções de escolha, uma vez que muitas empresas de todos os portes (grandes, médias, pequenas e micro) e de todas as regiões do país se fazem presentes.

A Edição Couromoda 2014 está relatada na publicação do SEBRAE – Inteligência em Feiras Couromoda São Paulo, na qual tendências e informações de mercado são alguns dos temas abordados.