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A forte tendência observada nos últimos anos da disseminação de redes sociais online, o Cetic (Comitê Gestor da Internet no Brasil) investigou o impacto desse fenômeno nas empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas.

De acordo com o documento que divulga o resultado da pesquisa, enquanto cresce o uso das redes sociais pela população em geral (atualmente 73% dos usuários de internet no país, consideradas as áreas urbana e rural, participem de sites de relacionamento), 36% das empresas pesquisadas declararam ter uma conta ou um perfil num rede social. Nas pequenas empresas, esse percentual é menor: 33% possuem perfil em redes sociais. Já os estabelecimentos de porte médio e grande alcançam percentuais de 43% e 50%, respectivamente.

Não se observa grande variação em relação à região geográfica onde se localiza a empresa. A região que apresenta maior presença de empresas nas redes sociais é a Sul, com 38% das empresas, e a de menor proporção é a Norte, com 31%.

Para os analistas do estudo, o baixo indicador de presença das empresas nas redes sociais pode estar relacionado com o receio que a inserção no ambiente das redes sociais online gera no setor corporativo, especialmente na medida em que introduz uma nova dinâmica de interação mais imediata com os consumidores.

Atividades realizadas

As atividades realizadas pelas empresas por meio de redes sociais são muito parecidas àquelas realizadas via websites. Destaque para atividades como postar notícias sobre a empresa (78%) e disseminar notícias sobre temas relacionados à área de atuação da empresa (72%). O uso de redes sociais para a difusão de conteúdo institucional e para postar notícias é maior entre as empresas de grande porte (79%) postam conteúdo institucional; 85%, notícias da empresa; e 80% postam notícias sobre assuntos relacionados à sua área de atuação).

Entre as atividades que envolvem maior interação com o público, a mais expressiva é a ação de responder a comentários e dúvidas (74%). O lançamento de produtos ou serviços nessas redes foi realizado por 58% das empresas pesquisadas. Esse percentual sobe para 62% entre as de grande porte e para 65% entre as de médio porte. Além disso, 53% das empresas brasileiras que possuem perfil próprio nas redes socais realizaram promoções envolvendo produtos ou serviços.

A pesquisa também avaliou a frequência com que as empresas postam ou atualizam seus conteúdos nas redes sociais. As mais assíduas, que realizam tarefas todos os dias, representam 26% das empresas pesquisadas. Nas de grande porte e nas da região Sul, esse percentual sobe para 31%.

O segmento econômico pesquisado com atualizações mais frequentes nas redes sociais é o de informação e comunicação (46%). Em geral, a maioria das empresas brasileiras atualizaram seus conteúdos nas redes sociais pelo menos uma vez por semana (38%).

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Nota: os dados apresentados aqui foram coletados em 2012 e divulgados no inicio de 2014. Abrangeram os setores da Indústria da Transformação; Construção; Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas; Transporte, armazenagem e comunicações; Alojamento e alimentação; Atividades imobiliárias, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares; Informação e comunicação; Artes, cultura, esporte e recreação, além de atividades de serviços.