Cosméticos Ecológicos 2_Capa

Um diagnóstico de cosméticos ecológicos realizado pelo Sebrae, baseado em informações obtidas em estudos científicos sobre fabricação de cosméticos, revelou que são três os principais fatores que devem ser foco de atenção durante o processo produtivo, especialmente aqueles à base de produtos naturais em sua composição.

Contaminação bacteriana dos cosméticos

  •  A contaminação microbiana tem sido um dos problemas mais importantes da indústria cosmética, uma vez que tais produtos se constituem como substratos para a sobrevivência e desenvolvimento de uma ampla variedade de microrganismos, já que possuem alguns nutrientes que facilitam o crescimento, tais como: lipídeos, polissacarídeos, álcool, proteínas, aminoácidos, glucosídeos, esteroides, peptídeos e vitaminas;
  • As condições adequadas de oxigenação, pH, temperatura, grau osmótico, atividade superficial, perfume e óleos essenciais presentes nos cosméticos, favorecem a multiplicação microbiana.

Matéria prima natural utilizada com altas cargas microbianas

  • Geralmente empregadas na fabricação de cosméticos, as matérias-primas são constituídas de pós-sintéticos, com baixa carga microbiana, porém as de origem natural podem conter elevadas cargas microbianas.

Necessidade de água pura para a fabricação de cosméticos

  • Para a produção de cosméticos naturais, a necessidade de água pura em pequena ou grande quantidade é um dos maiores problemas na indústria cosmética.
  •  É preciso, constantemente, recorrer a processos para produzir água pura, por meio de destilação e deionização (desmineralização por troca iônica), uma vez que grande parte da água no meio ambiente encontra-se em condições não potáveis, pelos padrões da legislação brasileira.
  •  Água não potável é aquela que em 100 ml de amostra, acusa a presença de bactérias coliformes.

Além desses principais desafios que tangenciam a qualidade do produto, existem muitos outros. É para apoiar micro e pequenos negócios no enfrentamento de seus desafios, que o programa de abrangência nacional SebraeTec  atua. Veja:

 

Design – O design está em todas as áreas da empresa e em todos os elementos que fazem a comunicação com o mercado. Marca, forma, materiais, cores, embalagens, pontos de venda, sites, impressos, materiais promocionais… Então, não perca tempo. Para ganhar diferencial no mercado, você precisa investir em design.

Inovação – Você não quer ficar pra trás, quer? Então, pense em inovar sempre. Crie ou melhore um produto, processos de trabalho, métodos de marketing, sistemas organizacionais, práticas de negócios. Entenda como investir em inovação.

Produtividade – Uma boa gestão da produção consegue diminuir os custos por meio da eliminação de desperdícios, minimização de distância e perdas com refugos. Inove e reveja o processo produtivo da sua empresa.

Propriedade intelectual – Sua empresa tem marcas e projetos próprios, mas nada é registrado? Você pode estar correndo o risco de ser copiado pela concorrência. O Sebrae pode ajudar no registro dos seus conhecimentos, marcas e projetos.

Qualidade – Para ser competitiva no mercado a empresa tem que se adequar a algumas regras estabelecidas, que vão assegurar a qualidade dos produtos oferecidos. A qualidade é mensurada a partir de indicadores estabelecidos como padrão. Entenda como garantir a qualidade na sua empresa.

Sustentabilidade – Você tem sustentabilidade no plano de negócios da sua empresa? É hora de focar no tema para não ficar de fora do mercado. Além de gerar economia, a responsabilidade ambiental agrega valor à marca e traz diferencial competitivo para as empresas.

Tecnologia da informação e comunicação – Hoje em dia, ter a presença da tecnologia dentro da empresa é requisito básico. A Tecnologia da Informação e Comunicação proporciona a automação e comunicação dos processos de negócios.

 

Para saber mais, acesse a publicação Fábrica de cosméticos ecológicos.

Visite também a página eletrônica do Sebrae Cosméticos.

Conteúdo Relacionado: Cosméticos Ecológicos, um nicho para pequenos negócios.

A cada dia o mercado se renova e novos produtos surgem. Para não ficar pra trás é preciso ficar atento a isso. Procure a unidade do Sebrae mais próxima na sua região e informe-se sobre como receber apoio do SebraeTec.